Guia fazer compras em Malta

Fazer compras em Malta pode ser uma experiência fantástica. Há lojas e mercados para todos, desde marcas internacionais a pequenos estabelecimentos que vendem artigos Malteses para levar para casa como recordação ou mesmo comida local. Para além disso, fazer compras em Malta dá-lhe a oportunidade de descansar num dos muitos cafés que fazem parte do estilo de vida Maltês. E ainda vai ter mais uma oportunidade de fazer amigos entre os locais e aprender a língua Maltesa. Comece já a praticar.

Informação Compras em Malta

  • Horários das lojas – Seg-Sáb 09.00-13.00 e 16.00-19.00
  • Moeda – Euro
  • Câmbio para não turistas não residentes em países com o Euro – os bancos têm as melhores taxas de câmbio mas também se pode trocar dinheiro em alguns hotéis de Malta e Casas de Câmbio
  • Horário dos bancos – Seg-Sex 08.30-13.30; Sáb 08.30-12.30
  • É possível utilizar cartões de crédito e débito para fazer compras em Malta. Também há caixas multibanco (ATM) disponíveis.

É sempre extremamente útil ter informações práticas como estas para visitar qualquer país. Malta não é exceção.
Compras em Malta

Mercados

Os mercados são o melhor lugar para desfrutar da essência de Malta. Para além de poder fazer grandes compras, ainda pode sentir um pouco do sabor de Malta nestes locais onde os Malteses socializam e compram produtos diariamente. Quase todas as cidades, vilas e aldeias têm o seu mercado. Não perca!

Nos mercados de Malta vai encontrar muitas coisas diferentes como artigos para casa, roupas, música, brinquedos, etc. Para bijuterias, visite o Mercado Il-Monti, mesmo à saída do portão de Valletta, aos domingos. Ainda em Valletta, há um mercado diário em Merchant Street onde pode comprar produtos mais vulgares. Perto de Cospicua, uma das Três Cidades, há um mercado semanal muito simpático às terças. Fora da capital, o mercado de peixe de Marsaxlokk é espetacular, com os seus peixes estranhos e exóticos. Para lá chegar, pode juntar-se a excursões organisadas por operadores turísticos.

Em Gozo, visite o encantador mercado it-Tokk, realizado diariamente na praça principal de Victoria. Este é o local perfeito para comprar doces Malteses.

Comida Maltesa

As pessoas de Malta gostam de comer e beber. Uma das razões é porque a comida e os vinhos Malteses são deliciosos. Depois de provar a comida, vai querer comprar alguns petiscos para levar para casa. Entre outros, escolha tomates secos, azeitonas secas ao sol, figos frescos, alcaparras, o famoso queijo e vinho.

Faça compras de comida de Malta nas lojas locais mas também em supermercados, minimercados e mercados de rua. Também pode encontrar especialidades em lojas da Cittadella e de Victoria. Pode comprar vinhos nas excelentes adegas de Malta.

Shopping Malta

Artesanato e Joalharia

O artesanato e a joalharia de Malta têm tradição e uma reputação a nível mundial pela qualidade e detalhe conseguidos pelos artesãos e joalheiros Malteses. Independentemente da sua preferência, vai poder levar para casa umas peças pois a joalharia e artesanato de Malta é para todas as bolsas.

Veja os bonitos pregadores de filigrana em prata e ouro, as pulseiras e os brincos de design clássico. As peças de prata Maltesas são um importante património do país, pelo que os colecionadores procuram estes artigos em leilões internacionais. Desde os tempos da Ordem dos Cavaleiros de S. João de Jerusalém, esta arte Maltesa produziu algumas das melhores peças da Europa. Hoje em dia, todos os produtos de prata e ouro são certificados pelo governo de Malta.

Compras Malta

Procure também o tradicional vidro artesanal produzido um pouco por todo o lado em Malta. Apenas algumas fábricas estão abertas para visitas mas as lojas podem facilmente ser encontradas na ilha principal de Malta ou em Gozo. Copos e figuras estão entre os objetos mais populares, normalmente com desenhos de linhas em espiral inspiradas nas cores das águas de azul cristalino do Mediterrâneo e nos montes castanhos cobertos de olivais, catos e flores selvagens na Primavera.

Vai poder igualmente encontrar uma boa recordação na olaria. A variedade de artigos práticos para a casa e objetos decorativos é imensa.

A cestaria e os artigos em vime também são artesanato Maltês com uma função prática. Entre inúmeros pequenos artigos, compre Hasiras, estores de cana usados em portas e janelas para cortar o quente sol de Malta no Verão.

Os trabalhos de Renda são bastante famosos em Gozo e tem havido um esforço para recuperar esta tradição antiga de Malta. Ao andar a pé em algumas cidades e vilas vai provavelmente ver mulheres sentadas às portas a trabalhar.

Roupas de lã tricotada com desenhos coloridos e clássicos vão sempre lembrá-lo de que foi a Malta. Especialmente se as vir expostas debaixo do sol quente de Verão. Também há tapetes de lã cremes e brancos muito bonitos.

Não propriamente tradicionais, os autocarros Malteses têm-se tornado muito populares junto dos turistas. Aparecem em pins, emblemas e modelos miniatura de metal ou barro.

Compras em Malta

Onde comprar artesanato e joalharia em Malta

  • Em Valletta, a Ta’Qali Crafts Village é o lugar apropriado para comprar artesanato. De certeza que vai encontrar algo para si nas barracas e lojas onde pode ver artesãos a trabalhar ao vivo. Mas também pode ir à caça de pechichas em Santa Lucija Street, Republic Street ou nas vielas laterais.
  • Quando decidir apanhar o ferry para Gozo, dirija-se ao Cittadella Crafts & Shopping Center (Victoria) e ao Ta’Dbiegi Crafts Center (San Lawrenz). Mas é igualmente possível encontrar o que procura em muitas mais lojas em Gozo. Não são difíceis de encontrar.

Estes são os locais “seguros” para comprar artesanato e joalharia Malteses autênticos. Noutros lugares, se tiver dúvidas quanto à autenticidade, ligue para o Malta Crafts Center em St. John’s Square (Valletta) ou visite-o para ver peças de artesanato expostas e recolher informações quanto a onde as comprar.

Antiguidades

Malta também tem reputação pelas suas excelentes antiguidades, o que é fácil de perceber se soubermos que nestas ilhas viveram muitos nobres do século XVI ao século XVIII. Para ver as peças mais bonitas vá aos museus de Malta e aos palácios abertos ao público. Visite o Palazzo Parisio, Naxxar e a Casa Rocca Piccola (todos em Valletta).

As antiguidades mais extraordinárias são mobiliário, peças de prata, pinturas de inspiração marítima, relógios Malteses e pedras preciosas. Encontram-se em antiquários em quase todas as cidades. Alguns têm artigos mais exclusivos, enquanto outros oferecem peças sortidas. Mas também pode encontrar este tipo de artigos nos mercados ao ar livre referidos mais acima nesta página sobre compras em Malta.

Moda e Música

Sendo a capital de Malta, Valletta tem muitos centros comerciais, especialmente ao longo de Republic Street. É aqui que pode comprar coisas de marca, moda, música, etc.

Nas zonas turísticas mais populares, Sliema e St Julian’s, também pode fazer compras destes artigos internacionais a preços razoáveis. Compre música, moda, perfumes, sapatos, artigos de desporto e de decoração. Ou então descanse, coma e beba nos restaurantes fast-food, cafés e restaurantes.

Arte

O local para comprar arte em Malta é Valletta. Encontre o Center for Creativity at St. James Cavalier, o Museum of Fine Arts ou a fundação de arte local Fondazzjoni Patrimonju Malti para visitar as exposições e comprar uma peça. Noutras partes de Malta encontrará igualmente muitas galerias privadas.

A pergunta “O que fazer em Malta?” pode ter muitas respostas. Fazer compras é uma delas. Enquanto desfruta das paisagens naturais ou arquitetónicas deste lindíssimo país.